Blog voluntário - Parte 3

sábado, 26 de abril de 2008

Continuando as postagens do Movimento Blog Voluntário, que vão até amanhã, hoje vou publicar um post que escrevi para o site GF Solucoes.NET, sobre o Google.

Hoje o Google é provavelmente o buscador mais usado pela maioria das pessoas. Mas o Google não é apenas aquela telinha branca . Ele apresenta inúmeros recursos que muitas gentes provavelmente não conhece. Levando em consideração isso, estou explicando algumas funcionalidades muito interessantes sobre o Google, e que pode agilizar ainda mais sua pesquisa ;-D.

As procuras no Google não são sensíveis a Maiúsculas e minúsculas. Todas as palavras, independentemente da forma como sejam escritas, serão entendidas como minúsculas. Por exemplo, pesquisar por Google, GOOGLE ou GoOgLe irá mostrar os mesmos resultados.

Páginas Específicas
No Google, existe uma maneira de você procurar determinados assuntos, digitando a palavra-chave que você quer pesquisar, depois do endereço do Google, como por exemplo, www.google.com.br/linux ou www.google.com.br/firefox , www.google.com.br/news , etc...

Mas isso não se aplica para qualquer palavra.

Excluindo palavras
Ao fazer uma pesquisa, você pode excluir uma palavra de sua busca pondo um sinal negativo ("-") imediatamente na frente do termo que você quer evitar. (Certifique-se de incluir um espaço antes do sinal negativo)

Use o sinal "+" para incluir terminadores na sua pesquisa. Tenha certeza de incluir um espaço antes do sinal "+". (Você pode também incluir o sinal "+" na pesquisa de frases).

Pesquisar por Categoria
O directório do Google (localizado em directory.google.com) oferece uma maneira conveniente de refinar a sua busca por um tópico particular. Por exemplo, procurar por Saturn na categoria Ciência > Astronomia do directório Google retorna apenas páginas sobre Saturno, o planeta (Saturn significa Saturno em inglês). Não retorna páginas sobre Saturno, o carro, o sistema de jogos, ou outros significados da palavra.

Procurar dentro de uma categoria de interesses permite-lhe focar-se rapidamente nas páginas mais relevantes para si.

Como elimino conteúdos adultos dos resultados de pesquisa?
O filtro do SafeSearch do Google elimina os sites que contém conteúdo pornográfico e de sexo explícito dos seus resultados de pesquisa. Embora nenhum filtro seja 100% preciso, o SafeSearch utiliza uma tecnologia patenteada avançada que verifica palavras-chave e frases, URLs e categorias do Open Directory.

Para ativar o filtro, acesse http://www.google.com.br/preferences?hl=pt-BR e selecione a opção Usar filtro restrito que aparece à direita da opção Filtragem SafeSearch. Certifique-se de clicar no botão Salvar preferências ao sair.

Como posso visualizar a lista de pesquisas anteriores do Google?
Suas pesquisas anteriores são salvas pelo navegador, e não pelo Google. Em muitos navegadores, basta pressionar as teclas "Ctrl + H" para visualizar o histórico de suas pesquisas.

Além disso, você pode salvar o seu histórico de pesquisa na caixa de pesquisas do Google, na Barra de Ferramentas do Google e em seu navegador.

O que consta no Google Acadêmico?
O Google Acadêmico abrange artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e outras publicações acadêmicas de todas as áreas gerais de pesquisa. Você encontra publicações de diversas editoras acadêmicas e organizações profissionais, assim como todos os artigos acadêmicos disponíveis na web. O Google Acadêmico também pode conter várias versões de um artigo, possivelmente preliminares, às quais você pode ter acesso.

Como posso fazer uma pesquisa por título?
Digite o título do artigo entre aspas: "História Sobre o Mar da China". O Google Acadêmico encontrará automaticamente o artigo, assim como outras publicações que o mencionem.

Como posso fazer uma pesquisa por autor?
Digite o nome do autor entre aspas: "d knuth". Para aumentar o número de resultados, use as iniciais em vez do primeiro nome.

Se encontrar muitos artigos que mencionam o autor, use o operador de pesquisa autor: Para procurar um autor específico. Por exemplo, você pode tentar usar [autor:"knuth"], [autor:"d knuth"] ou [autor:"donald e knuth"].

Aqui foram listadas apenas algumas dicas básicas. Caso você tenha mais alguma dúvida, você pode entra no link http://www.google.com.br/intl/pt_BR/about.html
onde encontrará muito mais

1 Comment:

Anônimo said...

Excelente matéria. Muito útil. Parabéns!

Marcadores